By accessing our website, you accept cookies Hide this message

A próstata

Anatomia da próstata

A Próstata É uma pequena glândula no sistema reprodutor masculino. Está situado na frente do reto, abaixo da bexiga, e rodeia a uretra, que é o tubo através do qual a urina flui para fora do corpo. A principal função da próstata de tamanho de castanha é secretar parte do líquido seminal que combina com esperma para formar sêmen. Uma próstata adulta saudável pesa cerca de 20 a 25 gramas e tem aproximadamente 4 cm de largura, 3 cm de altura e 2 cm de espessura.

 

Anatomie de la prostate
  1. Pênis
  2. Uretra
  3. Testículo
  4. Escroto
  5. Bexiga
  6. Vesícula seminal
  7. Glândula da próstata
  8. Ânus
  9. Reto


Esquema da próstata

 

Doenças da próstata

 

Prostatite

O termo prostatite - ou infecção da próstata - refere-se a um inchaço da próstata que geralmente ocorre após os 40 anos de idade. A doença causa sintomas urinários (desejo frequente de urinar, sensação de queimação, micção intermitente, etc.) e também pode causar dor abdominal inferior e febre. A prostatite é tratada com antibióticos.

Adenoma

O tecido constituinte da Próstata pode tornar-se hipertrofiado (ou seja, anormalmente sobre desenvolvido) com a idade. Este fenômeno é conhecido como adenoma da próstata ou hiperplasia benigna da próstata (BPH). Esta é uma doença benigna, não câncer, mas muitas vezes não é diagnosticada até provocar desconforto e / ou micção dolorosa. O adenoma prostático causa distúrbios urinários porque se desenvolve ao redor da uretra, que é o tubo através do qual a urina flui da bexiga para o exterior. Os sintomas são o resultado do adenoma que comprime a uretra.

Câncer de próstata

O corpo humano é composto de células que se dividem e se reproduzem ao longo de nossas vidas. Às vezes, novas células podem conter um defeito. O câncer ocorre quando essas células se reproduzem, criando mais e mais células malignas anormais. Câncer de Próstata é o quarto câncer mais comum em ambos os sexos combinados e o segundo mais câncer em homens, com 1,1 milhão de novos casos diagnosticados em 2012 em todo o mundo (1.111.689 casos identificados em 2012 de acordo com o Relatório Mundial do Câncer de 2014*). No entanto, porque Câncer de Próstata é uma doença de desenvolvimento lento que tende a afetar homens mais velhos, as taxas de mortalidade diretamente atribuíveis à doença são razoavelmente baixas. Com cerca de 307 mil mortes em 2012**, Câncer de Próstata é a quinta principal causa de morte por câncer em homens (6,6% do total de mortes masculinas).

*: © Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer, 2014 - Relatório Mundial do Câncer

**: © GLOBOCAN 2012 (IARC), Seção de vigilância do câncer (13/3/2017)

Câncer de Próstata muitas vezes se desenvolve sem sintomas e, em muitos casos, é diagnosticado em estágio inicial por triagem. O câncer também pode ser diagnosticado em um estágio posterior, quando o paciente relata sintomas como um desejo frequente de urinar, dificuldade em urinar ou ejaculações dolorosas. Como esses sintomas são os mesmos que para o adenoma prostático, vários exames são necessários para diagnosticar o câncer de forma confiável.

Fatores de risco do câncer de próstata

  • Idade

  • Fatores hereditários

  • Origem étnica

  • Dieta gordurosa

  • Outros fatores: estilo de vida sedentário, obesidade, etc.

 

Última atualização: 6 de dezembro de 2017

Falando sobre HIFU

Informe seu clínico geral

  • Glossary
  • Bexiga
    Órgão em que a urina se acumula antes de ser expulsa do corpo.
  • Esperma
    Líquido emitido no momento da ejaculação.
  • Prostatite
    Inflamação benigna da Próstata, tratada com antibióticos.
  • Reto
    Parte final do intestino grosso, terminando no ânus.
  • Uretra
    Tubo que conduz da bexiga através do qual a urina sai do corpo. A uretra também carrega sêmen durante uma ejaculação.
  • Urina
    Líquido produzido pelos rins que contém produtos de resíduos não necessários pelo organismo.
Back to top