A próstata

Anatomia da próstata

A Próstata É uma pequena glândula no sistema reprodutor masculino. Está situado na frente do reto, abaixo da bexiga, e rodeia a uretra, que é o tubo através do qual a urina flui para fora do corpo. A principal função da próstata de tamanho de castanha é secretar parte do líquido seminal que combina com esperma para formar sêmen. Uma próstata adulta saudável pesa cerca de 20 a 25 gramas e tem aproximadamente 4 cm de largura, 3 cm de altura e 2 cm de espessura.

Esquema da próstata
  1. Pênis
  2. Uretra
  3. Testículo
  4. Escroto
  5. Bexiga
  6. Vesícula seminal
  7. Glândula da próstata
  8. Ânus
  9. Reto

Doenças da próstata

Prostatite

O termo prostatite – ou infecção da próstata – refere-se a um inchaço da próstata que geralmente ocorre após os 40 anos de idade. A doença causa sintomas urinários (desejo frequente de urinar, sensação de queimação, micção intermitente, etc.) e também pode causar dor abdominal inferior e febre. A prostatite é tratada com antibióticos.

Adenoma

O tecido constituinte da Próstata pode tornar-se hipertrofiado (ou seja, anormalmente sobre desenvolvido) com a idade. Este fenômeno é conhecido como adenoma da próstata ou hiperplasia benigna da próstata (BPH). Esta é uma doença benigna, não câncer, mas muitas vezes não é diagnosticada até provocar desconforto e / ou micção dolorosa. O adenoma prostático causa distúrbios urinários porque se desenvolve ao redor da uretra, que é o tubo através do qual a urina flui da bexiga para o exterior. Os sintomas são o resultado do adenoma que comprime a uretra.

Câncer de próstata

O corpo humano é composto de células que se dividem e se reproduzem ao longo de nossas vidas. Às vezes, novas células podem conter um defeito. O câncer ocorre quando essas células se reproduzem, criando mais e mais células malignas anormais. Câncer de Próstata é o quarto câncer mais comum em ambos os sexos combinados e o segundo mais câncer em homens, com 1,1 milhão de novos casos diagnosticados em 2012 em todo o mundo (1.111.689 casos identificados em 2012 de acordo com o Relatório Mundial do Câncer de 2014*). No entanto, porque Câncer de Próstata é uma doença de desenvolvimento lento que tende a afetar homens mais velhos, as taxas de mortalidade diretamente atribuíveis à doença são razoavelmente baixas. Com cerca de 307 mil mortes em 2012**, Câncer de Próstata é a quinta principal causa de morte por câncer em homens (6,6% do total de mortes masculinas).

*: © Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer, 2014 – Relatório Mundial do Câncer

**: © GLOBOCAN 2012 (IARC), Seção de vigilância do câncer (13/3/2017)

Câncer de Próstata muitas vezes se desenvolve sem sintomas e, em muitos casos, é diagnosticado em estágio inicial por triagem. O câncer também pode ser diagnosticado em um estágio posterior, quando o paciente relata sintomas como um desejo frequente de urinar, dificuldade em urinar ou ejaculações dolorosas. Como esses sintomas são os mesmos que para o adenoma prostático, vários exames são necessários para diagnosticar o câncer de forma confiável.

Fatores de risco do câncer de próstata

  • Idade
  • Fatores hereditários
  • Origem étnica
  • Dieta gordurosa
  • Outros fatores: estilo de vida sedentário, obesidade, etc.